HOME / Rogério Sampaio: lições de um vencedor

Rogério Sampaio: lições de um vencedor

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Em dezembro, o medalhista olímpico Rogério Sampaio compartilhou suas lições de um vencedor em um visita aos alunos do judô, atividade que acontece na unidade Plantando o Amanhã, projeto social do Shopping Nova América gerido pela Rede Cruzada. A atividade, promovida pela Associação Nagai, foi uma ação conjunta com a Escola da Advocacia Geral da União, por meio do Programa Jovem Cidadão, do Ministério dos Esportes.

O judoca aceitou o convite para conhecer de perto esse projeto de educação pelo esporte e compartilhar sua história com os alunos. Além do relato emocionante, ele distribuiu simpatia ao treinar com os alunos e assistiu a uma apresentação de judô-show organizado pela turma.

Atualmente Rogério é secretário do Ministério dos Esportes, em Brasília. Conquistou a medalha de ouro no Judô nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992. Disputou com um quimono emprestado, chegou a Barcelona sem nenhum favoritismo e conquistou a única medalha de ouro individual do Brasil naquela competição.

Em sua fala aos alunos do projeto social, ele contou um pouco sobre como foi sua infância treinando Judô e seu primeiro contato com os Jogos Olímpicos, fazendo questão de deixar claro que não começou ganhando, e sim perdendo as primeiras competições das quais participou.

– Todo mundo pensa: puxa, campeão olímpico, já chegou ali ganhando de todo mundo; mas não, comecei lá embaixo, como último colocado. Provavelmente alguns de vocês participaram das primeiras competições e não ganharam medalha, perderam as primeiras lutas… comigo não foi diferente – revelou o atleta.

Rogério contou ainda que teve dificuldades para se classificar para as olimpíadas em um primeiro momento, mas que, mesmo assim, não desistiu. Lembrou que, aos 13 anos, assistindo as Olimpíadas de Moscou pela TV, imaginava o quanto seria bom representar seu país em uma competição internacional, mesmo em um momento em que era impensável para o Brasil conquistar uma medalha. Rogério alimentou esse sonho e, em sua fala, incentivou os jovens a fazerem o mesmo.

– O sonho é o primeiro passo para a gente conquistar alguma coisa. Tudo começa pelo sonho. Mas, ao mesmo passo que eu sonho, eu tenho que alinhar minhas atitudes a esse sonho. Não adianta querer ser campeão do mundo e não se empenhar no treinamento assim como não adianta querer ser médico, dentista, advogado, e não estudar muito. E quando eu falo para vocês muito, é muito.

Uma das grandes lições de um vencedor é saber que, se eu tenho um sonho grande, eu preciso ter também atitudes grandes.

Com o incentivo da família e buscando sempre o prazer no esporte, Rogério trilhou seu caminho com muito esforço, buscando excelência, mas sabendo que medalhas não eram o mais importante. Segundo o campeão, as lições aprendidas no esporte podem ser levadas para qualquer âmbito da vida.

– Minha mãe, lá na arquibancada, falou para mim: para ser um vencedor, o importante não é ganhar medalha, é ir pra aula, seguir as determinações dos professores, se esforçar ao máximo diante dos ensinamentos e ao longo das aulas, não faltar, estar sempre tentando ajudar os companheiros e respeitar os professores. Foram essas quatro lições eu trouxe para a minha vida, para o meu processo de desenvolvimento no judô e trouxe também para a minha vida profissional.

Além de honrar a Rede Cruzada com sua presença, o exemplo de Rogério Sampaio foi uma oportunidade de mostrar aos alunos até onde se pode chegar quando perseguimos nossos sonhos e agimos em direção a eles. A transformação que a educação pelo esporte proporciona vai além dos benefícios da atividade física: os ensinamentos aprendidos no esporte podem ser aplicados em qualquer âmbito da vida e estimula as crianças e jovens a acreditarem em si mesmas e que podem conquistar tudo aquilo que quiserem!

Compartilhar:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

comments