HOME / Ex-alunos do Plantando o Amanhã: há 20 anos construindo a nossa história

Ex-alunos do Plantando o Amanhã: há 20 anos construindo a nossa história

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

“E por falar em saudade, onde anda você?”. Durante meses, essa pergunta esteve nas redes sociais e na comunicação da Cruzada. O objetivo? Encontrar ex-alunos que passaram pelo Plantando o Amanhã, unidade que atende às comunidades do entorno de Del Castilho, e que completou 20 anos de atividades.

O projeto social do Shopping Nova América, uma das unidades da Cruzada, é um imenso orgulho! Ele teve início em 1995, junto com a abertura do shopping, e permanece vivo até hoje oferecendo creche e pré-escola integral, educação pelo esporte com aulas de judô, futebol, volei e capoeira, aulas de danças e educação profissional para jovens.
Mariana Carvalho, diretora de produtos da Ancar Ivanhoe e uma das idealizadoras do projeto, relembra como tudo começou: “Há vinte anos nasceu o Plantando o Amanhã, a partir da vontade de um grupo de empresários que vislumbrou a possibilidade de transformar a antiga fábrica de tecidos, um prédio de 1930, em um shopping, mas junto, eles queriam desenvolver um projeto social. E hoje vemos que isso valeu e ainda vale muito a pena”.

Encontro Ex-alunos CruzadaA tentativa de reunir os ex. alunos foi um sucesso! Além de um evento realizado em dezembro de 2015, que proporcionou um reencontro emocionante entre alunos e educadores, uma rede de conexões começou a ser formada e já conta com a participação de mais de 300 ex. alunos.

Com apenas 22 anos, Tatiane Santos Labarba já tem histórias para contar: “Tive uma experiência muito rica na Cruzada, onde fiz reforço escolar, que me ajudou muito a ingressar na faculdade, e o curso de Técnicas em Vendas. Eu não tinha nenhuma noção do que era trabalhar e no Plantando o Amanhã eu tive a oportunidade de conhecer como é a introdução ao mercado de trabalho, postura profissional, desde como montar um currículo até como se portar numa entrevista de emprego. Devo muito à Cruzada e estou feliz de ter reencontrado tantas pessoas importantes pra mim”.

Pedro Lincoln foi um dos primeiros educadores do curso que inaugurou as atividades do projeto: “Desde o início, a proposta do Plantando o Amanhã era a de envolver as comunidades de Del Castilho na construção do Shopping Nova América, no desenvolvimento da região, fazendo com que os moradores do entorno pudessem verdadeiramente pertencer àquele projeto, que mudaria de vez aquele local, antes tão abandonado. Aos poucos, fomos conquistando os jovens e suas famílias. Atendemos os chamados ‘nem, nem’, aqueles jovens que nem estudavam, nem trabalhavam. O resultado da dedicação e do trabalho sério são levas de jovens que hoje estão formados, capacitados para o mercado de trabalho, servidores públicos, professores, oficiais militares, empreendedores, que mudaram o rumo de suas vidas graças à atuação da Cruzada”.
Todos puderam compartilhar histórias de transformação de vida, como a de Fernando Marcos Santos, de 24 anos: “Sou morador do Complexo do Alemão e a Cruzada entrou na minha vida, aos 17 anos, num momento muito difícil. Eu era novo e ia da escola pra casa, onde ficava o resto do dia preso, justamente por causa da violência na minha comunidade. No Plantando o Amanhã eu ficava num lugar seguro, onde aprendia muito. Foi por causa da Cruzada que consegui meu primeiro emprego e mudei o rumo da minha vida. Hoje eu trabalho no Grupo Ancar, o que mostra que além de capacitar a gente, a Cruzada dá oportunidade para os jovens ingressarem no mercado de trabalho e a ampliar os horizontes. Só tenho a agradecer”.

Sergio Medina, que foi aluno de uma das primeiras turmas, ainda ressalta:

“Esse encontro foi uma iniciativa muito interessante, porque resgata o pessoal antigo para dar exemplo a essa turma nova. Foi no Plantando o Amanhã que conheci minha esposa, consegui meu primeiro trabalho, foi aqui que começou minha inserção no mercado profissional, além dos amigos que a gente leva pro resto da vida. Hoje, quase vinte anos depois, sei que valeu muito a pena participar desse projeto”.

Confira o vídeo com um pouco desse emocionante encontro:

Saiba mais sobre o projeto pelo telefone (21) 3083-1891 ou pelo e-mail: plantandoamanha@cruzadadomenor.org.br.

 

Compartilhar:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

comments

LEIA TAMBÉM