HOME / Rede Cruzada firma nova parceria

Rede Cruzada firma nova parceria

terça-feira, 21 de Março de 2017

A aula inaugural da Escola de Música e Cidadania (EMC) aconteceu na terça-feira, 21 de fevereiro. Além das falas das equipes da EMC e da Casa de Leylá, o evento também contou com a participação especial do Diretor Artístico do Palco Sunset do Rock in Rio, Zé Ricardo, que contou sua história de transformação pela música. Sua fala emocionou os participantes, que se inspiraram com sua trajetória e compreenderam as potencialidades da música como oportunidade de carreira.

A aproximação da Rede Cruzada com a Agência do Bem se deu em 2015, quando Lia Carvalho, presidente da Rede Cruzada, e Ângela Brant, coordenadora de mobilização de recursos e projetos especiais, estiveram em visita ao polo da EMC, na Cidade de Deus. A convergência entre valores e proposta pedagógica das duas instituições, que acreditam na educação como instrumento de transformação social, fez com que essa parceria se concretizasse no final de 2016.
A proposta da EMC é oferecer aos alunos não apenas conhecimento artístico, mas, principalmente, cidadania e inclusão através da profissionalização para o mercado da música. Hoje, a EMC está presente em 4 comunidades e atende crianças e jovens entre 7 e 17 anos, formando talentos que, anualmente, podem concorrer às oportunidades para integrar um outro projeto de sucesso da Agência do Bem: a Orquestra Nova Sinfonia.
A Unidade Casa de Leylá foi escolhida para abrigar esse novo polo da Escola de Música por causa das características do entorno, com poucas opções de atividades de cultura e lazer. De acordo com Vanessa Faria, coordenadora do projeto, esta será a primeira vez que a EMC fará gestão compartilhada de um de seus polos. – Esse novo modelo de gestão será ótimo para acelerar o processo de implantação pois os gestores daqui já conhecem a comunidade, suas carências e necessidades – explicou Vanessa.
A EMC ofertou 100 vagas para o primeiro semestre do curso, que possui as aulas de Canto e Coral, Oficina Criativa e Teoria Musical.

dgdgyty

Lorene Maria dos Santos ficou sabendo do curso pela Unidade, onde sua filha Isadora, de 4 anos, é aluna do Pré 1. Ela ainda não tem idade para participar do projeto, mas a mãe aproveitou a oportunidade e matriculou seus dois outros filhos: Vanusa, de 7 anos, na turma da manhã, e Diego, de 10 anos, na turma da tarde. – Aqui no curso eles aprenderão a cantar. Eu gosto muito de música, tanto que dei o nome de Vanusa à minha filha porque sou fã da cantora – contou a mãe.

Na abertura do evento, a coordenadora da Casa de Leylá, Patrícia Coda, apresentou aos pais e alunos as condições da parceria entre a Rede Cruzada e a Agência do Bem, que oferecem o curso gratuitamente. Já os professores da EMC apresentaram o projeto, as oportunidades e a metodologia do processo de ensino. As avaliações semestrais contemplam questões comportamentais como disciplina, desempenho e dedicação. A avaliação artística é feita por audições e, anualmente, são realizados recitais abertos ao público.

O ponto alto da aula inaugural foi a fala do Diretor Artístico Zé Ricardo, que compartilhou sua história de vida. Músico, produtor, compositor e agitador cultural, ele é um artista consagrado. Filho de pais muito simples, ele encontrou na família os maiores apoiadores de seu talento. Ganhou seu primeiro violão e aprendeu a tocar sozinho enquanto tinha que trabalhar e estudar. Hoje, com cinco discos e um DVD lançados, músicas compostas para peças de teatro, programas de TV e filmes de sucesso, ele é, desde 2008, responsável pela curadoria do Palco Sunset, do Rock in Rio, em todo o mundo.

– A música me transformou e me ofereceu oportunidades únicas na vida. O motivo que me trouxe aqui é contar para vocês que sim, é possível viver de música e que a música abre portas para inúmeras possibilidades de carreira. Você, por exemplo, pode ser um cantor, um instrumentista, um grande técnico ou engenheiro de som. Vocês, pais, estão sendo muito inteligentes em abraçar essa oportunidade para os seus filhos. Com a música a gente nunca está sozinho – disse Zé Ricardo, que foi muito aplaudido e emocionou os presentes.

 

IMG_5828

 

No encerramento da Aula, a dupla Cauane Mendonça e Renan Pessoa, membros da Orquestra Nova Sinfonia, fizeram uma belíssima apresentação musical que encantou os presentes e mostrou o que é possível fazer quando as oportunidades se abrem para novas descobertas.

Clique aqui e confira parte da conversa com o Zé Ricardo.

Clique aqui e veja uma breve apresentação da dupla.

Compartilhar:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

comments