A Rede Cruzada entende a educação de forma integral e vê o indivíduo nas suas dimensões cognitiva, emocional, motora e sociocultural, e na relação com o meio. Por isso, tanto na educação formal, como no contraturno escolar – com o Programa DesKobrir -, estimula e oferece oficinas e atividades de diferentes expressões artísticas, culturais e esportivas.
Contamos com leis de incentivo à Cultura e ao Esporte, que contribuem para financiar esse trabalho com centenas de crianças e adolescentes da rede pública de ensino, em situação de vulnerabilidade social e moradores do entorno das quatro unidades da Rede Cruzada – sendo três no Rio de Janeiro, nos bairros de Del Castilho, Riachuelo e Cidade de Deus; e uma em São José do Vale do Rio Preto – RJ.
No momento, temos os seguintes projetos em execução, que abarcam as nossas atividades ofertadas:
• Cultura na Primeira Infância
• Transformação social através do Esporte
• DesKobrir: Transformação social através da Arte
• Reescrevendo histórias: Literatura como ferramenta de transformação social – 2ª edição
Projetos Finalizados
• Reescrevendo histórias: Literatura como ferramenta de transformação social (2024-2025).
• Transformação social através da Arte (2024)
A Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, através da Lei do ISS, Grupo GPS e Rede D’Or apresentam DesKobrir: Transformação social através da arte.
O projeto faz parte do Programa DesKobrir, o contraturno escolar da Rede Cruzada, sob uma perspectiva de de educação integral, que entende o indivíduo nas suas dimensões sociais e culturais, e na relação com o meio.
Reconhecendo a Arte como potência de transformação social, a Rede Cruzada traz neste projeto oficinas e atividades de diferentes expressões artísticas e culturais, no contraturno escolar, complementares e integradas à educação formal. Essa é a segunda edição do projeto através da Lei do ISS.
Ao longo do ano de 2025, em consonância com o calendário escolar, o projeto oferece seis diferentes oficinas artístico-culturais para 275 beneficiários, sendo crianças, adolescentes e jovens das redes municipal e estadual de ensino, nas 3 unidades da Rede Cruzada do município do Rio de Janeiro – Del Castilho, Riachuelo e Cidade de Deus.
Corporeidade e Histórias:
7 turmas, 3 unidades;
Música:
5 turmas, 2 unidades;
Letramento Digital:
7 turmas, 2 unidades;
Robótica:
2 turmas, 1 unidade;
Jogos Matemáticos:
4 turmas, 1 unidade;
Redação:
4 turmas, 1 unidade;
Totalizando, assim, 28 oficinas por semana, para 12 turmas.
Com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, GPS, MetrôRio e CREB, foi realizado ao longo de 2024 o projeto Transformação social através da Arte, que teve o objetivo de beneficiar 240 crianças e adolescentes estudantes de escola pública e moradoras no entorno das unidades Shopping Nova América (Del Castilho) e Cidade de Deus, da Rede Cruzada.
Foram ofertadas oficinas de:
No total, foram 10 oficinas semanais, de uma hora cada, sendo oito de 4 a 13 anos e duas de 14 a 18 anos.
Música, Robótica e Letramento Digital na Unidade Shopping Nova América (Del Castilho), Capoeira na Unidade Cidade de Deus, e Corporeidade e Histórias, em ambas as unidades.
Essas atividades fazem parte do Programa DesKobrir de contraturno escolar, da Rede Cruzada.
Projeto em execução
O Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, PRIO, Grupo GPS e White Martins apresentam o projeto Cultura na Primeira Infância, que visa oferecer um total de 4.100 horas de vivências e passeios artístico-culturais para 589 crianças da Educação Infantil das quatro unidades da Rede Cruzada, ao longo de 2025.
Com oficinas de Música, Expressão Corporal, Artes Visuais e Capoeira, fortalecemos a Educação Básica, através de um trabalho complementar que estimula a ampliação do repertório cultural, a criatividade, a cognição, a habilidade motora e a subjetividade. Incentivamos a consciência corporal e emocional, a autonomia e a conexão com o mundo ao redor.
Todas as crianças atendidas são alunas da Rede Cruzada, residentes em comunidades situadas em regiões periféricas das cidades do Rio de Janeiro e de São José do Vale do Rio Preto.