Cada vez mais, autoridades, professores e pais reconhecem a importância da educação infantil de qualidade.
Essa é a primeira etapa da aprendizagem e indispensável na formação do ser humano, envolvendo crianças entre zero e cinco anos.
Segundo uma reportagem do Jornal Nacional (Rede Globo), essa faixa etária sofreu um impacto muito grande com o afastamento das aulas presenciais em função da pandemia do Coronavírus.
Essa é a fase em que os pequenos estão desenvolvendo:
- coordenação motora,
- sociabilidade,
- fala,
- equilíbrio,
- compreensão.
O acompanhamento profissional auxilia muito nesses processos, onde dificuldades são observadas e medidas podem ser adotadas para corrigir eventuais problemas.
Neste artigo, apresentaremos quais são os efeitos de uma educação infantil de qualidade. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
O que uma educação infantil de qualidade pode proporcionar?
Como vimos, ensinamentos de qualidade são fundamentais para que as crianças, nas suas primeiras experiências formais de aprendizado, possam se desenvolver. O acompanhamento de professores e profissionais capacitados colabora efetivamente para o sucesso dessa fase.
Sem abdicar da fundamental presença dos pais ou responsáveis, a escola é uma ferramenta necessária e imprescindível para a formação do cidadão de bem.
O sentido de cooperação e disciplina é desenvolvido nesse período, quando a criança compreende as noções de deveres e direitos, pois é na escola que estará vivendo experiências como:
- cumprimento de horários,
- socialização com os colegas,
- responsabilidade no desenvolvimento das atividades,
- conhecimento da importância da higienização,
- divisão e compartilhamento durante as brincadeiras,
- exploração dos ambientes extraclasse,
- despedida e encerramento das atividades.
Todas essas práticas colaboram na formação e no entendimento dos diversos aspectos do dia a dia, o que facilitará a vida desses pequenos quando adultos.
Quais os pontos positivos na vida pessoal?
O fato de lidarem com atividades e responsabilidades que farão parte de suas vidas, faz com que a educação infantil de qualidade colabore para a compreensão dos limites e da rotina do ser humano.
Essas experiências despertam nas crianças a curiosidade e o entendimento sobre si mesmas, quando são desenvolvidos de forma monitorada os seguintes aspectos:
- físicos – avaliação das habilidades e coordenação física e motora,
- cognitivo – envolve a capacidade de entendimento e reação,
- afetivo – observação das habilidades emocionais,
- social – a relação da criança com outras pessoas e com o mundo.
Profissionais capacitados e preparados percebem quando existem problemas, podendo em conjunto com os seus responsáveis buscar por alternativas que visem a correção e trabalhos específicos voltados ao futuro e vida pessoal do adulto de amanhã.
E na vida profissional?
A educação infantil de qualidade proporcionará uma preparação adequada para o enfrentamento dos compromissos futuros, inclusive, no aspecto profissional.
É na escola que os pequenos descobrirão os limites das ações, a administração dos conflitos e de que forma precisam agir para obterem a aprovação da sociedade e o apoio daqueles que estão na liderança.
Com essas experiências, aprendem a lidar com os direitos e deveres e enquadram-se nas exigências impostas pelas normas, bem como, conhecem formas de interagir, negociar e obter aquilo que desejam. Porém, sabendo que terão muitas vezes que aguardar o tempo correto para suas conquistas.
Definitivamente, a educação infantil de qualidade facilita o entendimento do complexo mundo em que vivemos, quando a formação do caráter é compreendida na escola, colaborando para um futuro promissor e mais fácil de ser enfrentado.
A Rede Cruzada trabalha incansavelmente no despertar do potencial humano para transformar vidas. Saiba como fazer parte desse projeto acessando nosso site e conhecendo nosso trabalho!