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Canção de ninar para uma boa saúde

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

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Mais uma vez trago para o assunto do blog coisas que eram feitos pelos antigos e que hoje em dia são comprovadas pela neurociência. Agora se trata do hábito de cantar para acalmar e fazer as crianças dormirem bem e assim ter uma melhor saúde.

Ninar - Artigos Pedagógicos - Rede Cruzada

Muitas vezes nos privamos da uma coisa que pode ajudar a refrescar nossos corpos e mentes durante a noite: sono. E como adultos, temos por vezes fazer escolhas de hábitos que fazem com que os nossos padrões de sono sejam prejudicados. Mas repetir estes erros para que seus filhos sofram das mesmas escolhas quando se trata de a quantidade e qualidade de sono que recebem não parece certo. É nosso dever ajudá-los a adotar hábitos saudáveis de sono enquanto eles são jovens, para que possam crescer em adultos felizes, energéticos, e saudáveis.

Porque seus corpos estão crescendo, as crianças precisam de mais sono do que os adultos. Uma parte importante de um sono saudável de uma criança está na rotina de dormir estável. Ciclos naturais de dormir e estar acordado são chamados de ritmos circadianos. Estes padrões de sono são regulados por luz e escuridão. As crianças começam a desenvolver um ciclo em torno de seis semanas de idade, e a maioria tem um padrão regular por três a seis meses.

Uma pesquisa americana mostrou que cerca de 70 por cento das crianças de até 10 anos de idade apresenta algum tipo de problema de sono.

Alguns dos mais comuns incluem as seguintes condições e ocorrências:

  1. A insônia ocorre quando uma criança se queixa de ter problemas de manter o sono, ou de acordar muito cedo pela manhã.
  2. Pesadelos ocorrem durante o sono REM (movimento rápido dos olhos) que ocorre no final do sono e despertar uma criança.
  3. Síndrome das Pernas Inquietas (SPI) é um distúrbio do movimento que inclui sentimentos desconfortáveis nas pernas, que causam um impulso irresistível de mover.
  4. O terror noturno (também chamados de terrores noturnos) ocorre no início da noite. Uma criança pode gritar e ficar angustiado, embora ele não esteja nem acordado nem consciente durante um terror noturno. O terror noturno pode ser causado por não dormir o suficiente, uma programação irregular sono, stress, ou dormindo em um ambiente novo.
  5. Fala noturna ocorre quando a criança fala, ri, ou grita em seu sono. Tal como acontece com terrores do sono, a criança não tem conhecimento e não tem memória do incidente no dia seguinte.
  6. Sonambulismo é vivida por tantos como 40 por cento das crianças, geralmente entre as idades de 3 e 7 anos.
  7. Ronco ocorre quando existe uma obstrução parcial das vias aéreas que provoca vibração na parte traseira da garganta. Cerca de 10 a 12 por cento das crianças normais habitualmente roncam.
  8. A apneia do sono ocorre quando o ronco é alto e que a criança está tendo dificuldade para respirar. Os sintomas incluem pausas na respiração durante o sono causado por vias respiratórias bloqueadas, que podem despertar a criança repetidamente.

A privação do sono em crianças tem sido associada com problemas de saúde potencialmente graves. Estes podem incluir algumas das doenças mais prementes enfrentados pelas crianças americanas hoje.
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  1. Ansiedade e Depressão: A insônia pode contribuir para a ansiedade aumentando os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Os problemas do sono também pode fazer outros sintomas de depressão piorem.
  2. Obesidade: Cerca de dois terços das crianças com diagnóstico de apneia do sono em nossa clínica apresentam sobrepeso ou obesidade. Crianças obesas tendem a ter mais tecido adiposo em torno de seu pescoço, o que coloca mais pressão sobre o ar das vias aéreas e lote suplementar de obter através dos pulmões.
  3. Diabetes: Uma nova pesquisa apresentada em uma conferência da Associação Americana de Diabetes mostrou que o sono inadequado pode solicitar o desenvolvimento de resistência à insulina, um fator de risco conhecido para o diabetes.
  4. Problemas de imunidade: Várias noites sem descanso pode dificultar a produção de interleucina-1, um importante reforço imunológico. Uma boa noite de sono ajuda o corpo de o seu filho lutar contra a doença e permanecer saudável.
  5. TDAH: Um estudo da Universidade de Michigan publicado na edição de março de 2002 Pediatrics descobriu que os jovens que muitas vezes ressonam ou têm problemas de sono são quase duas vezes mais propensos a sofrer de TDAH como aqueles que dormem bem. Outra pesquisa mostrou que as crianças que não dormem o suficiente tendem a ter mais problemas de concentração durante o dia.

Entre as coisas que os pais podem fazer é ter uma rotina para por as crianças na cama. Ler um livro, cantar uma música relaxante ou canção de ninar, penumbra, ter horário, entre outras coisas que são sabidas há muito tempo ainda servem como base para uma boa noite de sono.

Autor: Dr. José Luiz Setúbal – Adaptado a partir de Healthy Children Magazine, summer 2007

*As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Fonte: Fundação Maria Cecília Souto Vidgal/ Radar da Infância

 

 

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