Jeito de ser Rede Cruzada

HOME / Jeito de ser Rede Cruzada

Nossa História

Em 1920, nascia a Cruzada Nacional Contra a Tuberculose com o objetivo de contribuir com a erradicação da tuberculose infantil. Após o cumprimento da sua missão original, reinventou-se e, de 1985 a 1994, passou a atender crianças que viviam nas ruas de Petrópolis e do Rio de Janeiro, sendo rebatizada para Cruzada do Menor.

O massacre das Crianças da Candelária, em 1994, levou a Cruzada do Menor a iniciar uma profunda reflexão sobre a efetividade do trabalho realizado. Diante dessa análise, elaborou e implantou um novo olhar pedagógico dirigido para a construção de um projeto social voltado para crianças, adolescentes, jovens e idosos.

Dada a expertise na gestão empresarial dos instituidores, inicia-se neste momento um processo de gestão de organizações sociais, que permitiu a expansão de suas atividades para outras localidades dentro do Estado do Rio de Janeiro. Com a missão reformulada, a Instituição adotou o nome fantasia REDE CRUZADA.

Hoje, investe prioritariamente na Educação Infantil Gratuita, pois é na primeira infância que o cérebro apresenta maior potencial para fazer conexões que facilitem o aprendizado. Assim possibilitando a formação de cidadãos críticos, atuantes, autônomos, que cultivem valores baseados na

solidariedade e no bem coletivo, propiciando para cada um a descoberta de seus potenciais, valorizando-os em sua singularidade.

Em 2016, a ONG consolidou o “Jeito de ser Cruzada”, através de um acolhimento humanizado, com a inclusão ativa da família em nossas atividades e apostando na capacidade do indivíduo de crescer e se desenvolver sendo o protagonista de sua transformação.

A atuação da Rede Cruzada vai muito além do trabalho com a Educação Infantil. Através de atividades que promovam cidadania, visão de futuro e pensamento crítico e reflexivo, desde o esporte até a educação profissional e formação continuada, a Rede Cruzada investe no contra turno escolar tirando da ociosidade adolescente e jovens.

Merece destaque o projeto social que é desenvolvido na Casa Emilien Lacay. Por meio do centro de convivência para idosos, estimula-se a autonomia, a valorização dos saberes, o resgate da memória e o respeito entre gerações.

A partir de 2017, passamos a ter um Conselho Consultivo e Fiscal mais atuante, cuidando do nosso equilíbrio financeiro e a Consultoria da Falconi que nos direciona para uma gestão por resultados com indicadores e metas que já fazem parte da nossa cultura institucional.


Navegue na linha do tempo da Cruzada

 


Jeito de ser Rede Cruzada

Ser Rede Cruzada é:

– acreditar que cada pequena atitude faz a diferença na transformação de diversas vidas;
– ter como meta disseminar a Educação Infantil Gratuita para todos como base para a transformação do indivíduo, da família e da sociedade;
– trabalhar em rede acreditando na constante troca de conhecimento;
– estabelecer a parceria entre colaboradores, alunos, famílias e comunidades do entorno;
– compreender que precisamos nos reinventar a cada demanda social;
– lutar por um projeto social que trabalha com a intergeracionalidade entre idosos e crianças;
– acreditar que uma ONG pode fazer a diferença na construção de uma pedagogia voltada para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo;
– acima de tudo, ter a certeza do potencial de cada indivíduo, que munido de Educação e Valores, é capaz de fazer suas próprias escolhas e trilhar seu caminho, modificando sua vida, de sua família e do entorno no qual está inserido.

Nossos pilares são:

– o investimento em uma gestão participativa e profissionalizada, em prol da construção de conhecimento coletivo;
– a Educação como instrumento de transformação, instigando o prazer pelo saber;
– a construção em rede, de maneira coletiva e cooperativa, engajando colaboradores, família e sociedade;
– e o desenvolvimento social afiançado por uma educação constante e abrangente.

Nossos valores são:

Solidariedade, Transparência, Compromisso, Respeito às Diferenças e Excelência.

Nossa Marca

Um novo tempo. Uma nova marca.

Perto de completar um século de história, demos início a um novo momento e ficamos ainda mais fortes. Depois de um profundo processo de imersão, consolidamos nossos valores, pilares e essência, que estão traduzidos em uma nova identidade visual. A marca representa o que é ser Rede Cruzada: uma rede integrada, que tem a educação como um compromisso e um direito de

todos e vê o indivíduo como protagonista da sua própria transformação. Simboliza o desenvolvimento do ser humano em todas as etapas da vida, da primeira infância à terceira idade, e sua projeção para garantir seu bem-estar social. Continuamos fazendo, então, o que é o nosso maior lema: EDUCAR PARA TRANSFORMAR.

Logo Rede Cruzada

logo_lacay
logo_leyla
logo_plantando
logo_daschu

Em que acreditamos

Família Cruzada

No potencial do indivíduo e da família

Incentivar o indivíduo com ferramentas para que ele possa fazer suas escolhas. Essa transformação integral é a base do trabalho da Rede Cruzada, que toca também a família no exercício pleno de seus direitos.

É por isso que a família está no centro da missão da Rede Cruzada, como agente protetor e de socialização de seus membros. Independente do tipo de arranjo familiar, buscamos identificar e contribuir para minimizar os fatores que poderiam comprometer seu desenvolvimento favorável no meio social em que está inserido.

Na importância do acolhimento

Sentir-se acolhido é parte fundamental de uma transformação profunda. É por isso que, em cada espaço educativo, todos os colaboradores da Rede Cruzada estão engajados no cuidado com o próximo, zelando pelo bem-estar geral e fazendo com que crianças e demais públicos sintam-se inseridos em um mesmo laço.

Acolhimento Rede Cruzada

Nossa causa

Desenvolver a sociedade transformando vidas. Ser o protagonista dessa mudança pode parecer um sonho, mas tendo a Educação para todos como base a nossa causa se transforma em um objetivo tangível. Nosso trabalho é edificado em quatro rígidos pilares: o investimento em uma gestão participativa e profissionalizada, em prol da construção de conhecimento coletivo; a Educação como instrumento de transformação, instigando o prazer pelo saber; a construção em rede, de maneira coletiva e cooperativa, engajando colaboradores, família e sociedade, e o desenvolvimento social afiançado por uma educação constante e abrangente.

Golden Circle Cruzada


POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO

Bebês e
Crianças

Por que a Rede Cruzada investe na Educação Infantil?


Porque sabemos que a primeira infância, da gestação aos seis anos de idade, é um período extremamente importante para a formação do indivíduo, pois impacta diretamente na escolarização futura e no desenvolvimento do potencial de cada um. Ela é essencial para reduzir a criminalidade e formar futuros profissionais conscientes e capacitados.


PNE

RJ 2014


*Segundo o Anuário da Educação Básica elaborado pelo Todos pela Educação e Moderna.

Adolescentes

Por que a Rede Cruzada investe na Educação pelo esporte e pela arte/cultura?


Porque tanto a prática esportiva, quanto a arte e a cultura, são grandes aliados da educação no desenvolvimento de valores e atitudes que contribuem para a cidadania, como disciplina, cooperação, responsabilidade, determinação, espírito de equipe, respeito, comprometimento e pensamento crítico e reflexivo.


adolescentes1


adolescentes2


*Segundo o Anuário da Educação Básica elaborado pelo Todos pela Educação e Moderna.

Jovens e
Adultos

Por que a RedeCruzada investe na Educação profissional e na formação continuada?


A RedeCruzada vislumbra na Educação Profissional e na formação continuada uma forma de manter jovens e adultos em constante processo de aprendizado e qualificação, contribuindo para a inserção em mercado de trabalho, muitas vezes impactado pela falta de profissionais capacitados. Dessa maneira, oferecemos cursos de qualificação e capacitação profissional e desenvolvemos atividades que promovem empreendedorismo e possibilitam o exercício integral da cidadania.


Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua) – dez/15 a fev/16

grafico_adultos

Idosos

Por que a Rede Cruzada investe na Terceira idade?


Porque acreditamos na manutenção da capacidade funcional e na autonomia dos idosos. De acordo com o Relatório Global Age Watch 2014, o Brasil ocupa o 58º lugar no ranking de qualidade de vida para os integrantes da terceira idade. Para mudar esse quadro, a Rede Cruzada desenvolve atividades recreativas e socioculturais, trabalhando a valorização do idoso como pessoa produtiva e memória viva da família.


Relatório Global Age Watch 2014

grafico_idosos

Junte-se a nós!

Faça agora uma doação

Faça parte da Rede Cruzada!


Quem faz a Cruzada

Construir em rede é o que nos motiva, por isso, nossa equipe é multidisciplinar e conta com outros 200 profissionais qualificados nas áreas como pedagogia, magistério, serviço social, enfermagem, administração de empresas, informática, comunicação social e recursos humanos. Todos comprometidos com os objetivos e valores da Rede Cruzada.

Presidente

Lia Baptista Carvalho

Vice-presidente

Marcos Baptista Carvalho

Diretores

Daniela Klabin
Maria Anna Wolfring Simões
Rodrigo Jorge de Oliveira

Conselho fiscal

Antônio Olavo da Veiga Osborne Costa
Rodrigo Moreira de Capistrano

CONSELHO CONSULTIVO E DE SUSTENTABILIDADE

Belmiro Carlos Nunes
Dilma Lúcia da Costa Silva Pimentel
Lia Hermont Blower
Maria Carmen Badaró Braga
Maria Luz Schneider
Maria Tereza Pereira Maldonado
Nathalia Dias Gomes
Pedro Barcellos Janot Marinho
Pedro Batista de Lima Filho

Comunicação, Marketing e Mobilização de Recursos

Fernanda Pereira Bochembuzo

Sociopedagógico

Cátia Isidoro
Isis Flora

Recursos Humanos

Karla Maia

Administrativo e Financeiro

Marcia Borges
Mauricio Lopes
Teresa Perez
Vanessa Valpassos

TI

Leonardo Campos


Doe Agora