HOME / 21 Anos do Plantando o Amanhã: histórias de transformação – Ryan Guimarães

21 Anos do Plantando o Amanhã: histórias de transformação – Ryan Guimarães

terça-feira, 19 de setembro de 2017

TAGS:

Ryan Guimarães tem 14 anos. Ele é judoca e aluno do projeto Educação pelo Esporte do Plantando. Morador do Complexo do Alemão, foi campeão brasileiro de judô pelos Jogos Escolares da Juventude na sua categoria.

“Comecei a lutar com 9 anos, com a Sensei (Silvana Nagai) no projeto da Malacacheta, no Complexo do Alemão, e a participar de campeonatos aos 11. Durante o primeiro ano, treinei o ano todo sem participar de nenhum campeonato. Eu treinava todos os dias, até pensei em parar mas pensei – a Sensei gosta de mim, não vou parar –  então, continuei. Já na minha primeira competição, fui campeão e eu comecei a gostar. Na segunda eu também ganhei e, então, já estava federado.

Quando eu estava com 12 anos a Sensei me chamou para vir com ela para o Plantando ajudar com os alunos novatos, quando o projeto do judô começou aqui. Antes de vir para cá, no outro projeto, nós tínhamos um patrocinador e ganhava os quimonos. O patrocinador faleceu e ficou mais difícil, mas continuei lutando. Minha avó juntou dinheiro e conseguiu comprar um quimono trançado para mim.

Quando eu vim para o projeto do judô no Plantando o Amanhã ganhei um quimono novo, com o patrocínio do Shopping Nova América. Esse ano eu participei do Campeonato Brasileiro de Judô dos Jogos Escolares da Juventude, em João Pessoa, na Paraíba, fui campeão e, em dezembro, eu vou competir o Sul Americano, na Colômbia. As categorias são por peso e por faixa e, para participar do campeonato, você tem que estar no peso, além de ter boas notas e disciplina em casa – porque se você não tiver isso tudo, não faz exame de faixa.

Eu faço Judô no Plantando às terças e quintas e, nas segundas, quartas e sextas eu treino com a Nagai no Complexo do Alemão, depois da escola. Apesar do meu foco ser o judô, eu também faço Jiu Jitsu e aula de música, que ajudam em muitas coisas. No fim de semana eu brinco e me divirto.

Meu tio sempre diz para eu seguir meus sonhos e o meu é ser Judoca! É o que eu quero seguir profissionalmente, é o que eu me vejo fazendo, é para isso que eu me esforço e estar aqui no Plantando o Amanhã me ajuda muito”.

Compartilhar:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

comments